Google permitirá que usuários façam backup do computador inteiro no Drive

25 de julho de 2017

O Google anunciou ontem que pretende expandir as funcionalidades de backup no Google Drive. No dia 28 de junho, a empresa lançará uma ferramenta chamada Backup and Sync from Google. Por meio dela, os usuários poderão escolher arquivos específicos de seus computadores para manter em sincronia e backup constante com o serviço de nuvem da empresa.

Qualquer inclusão, exclusão ou alteração feita localmente nos arquivos da pasta também será automaticamente sincronizada com os servidores da empresa. A imagem abaixo mostra como será a interface da ferramenta:

As pastas e arquivos selecionados pelo usuário serão mantidas como cópia nos servidores do Google.
As pastas e arquivos selecionados pelo usuário serão mantidas como cópia nos servidores do Google.

O Google ressalta que a novidade é voltada para consumidores finais, e não para pessoas que usam as ferramentas de negócios da empresa. Para estes, a empresa lançará até o final do ano outra funcionalidade voltada especificamente para backup.

Mesmo assim, a novidade pode acabar sendo um bom negócio para o Google: ter um backup dos dados importantes do seu computador na nuvem é importante. E muitos usuários podem achar interessante usar o Google Drive para essa função – mas, nesse caso, precisarão pagar para ter acesso a mais do que os 15 GB que o Google oferece gratuitamente.